Nos dias 10 e 11 de setembro de 2024, decorreu, com o apoio da Secretaria-Geral do Ministério do Ambiente e da Innovation Norway, uma iniciativa bilateral do Programa Ambiente dos EEA Grants Portugal que reuniu participantes do Cluster Habitat Sustentável de Portugal e do cluster Proptech Innovation da Noruega.

A delegação do Cluster Habitat Sustentável era composta por 12 empresas e entidades nacionais: Casa DIFF, Civilria, CTCV – Centro de Tecnologia e Inovação, G&O – Gestão de Obras, Garcia Garcia, Grupo Casais, Instituto da Construção (Departamento de Engenharia Civil da FEUP), LNEG – Laboratório Nacional de Energia e Geologia, I.P. Secil, Sopsec, S.A., SPRAL e, naturalmente, a PERFISA®.

Com o objetivo de promover a inovação sustentável e a reutilização de materiais na construção, este encontro de networking teve lugar em Bergen, Noruega, e proporcionou um ambiente rico em troca de experiências e conhecimento.

O primeiro dia iniciou com uma sessão no Media City Bergen, onde foram discutidas as iniciativas de transição verde conduzidas pelo Proptech Innovation, com destaque nos seus projetos de reutilização de materiais. Os participantes puderam assim conhecer os projetos Kontiki (que integra materiais reutilizáveis em processos de construção padrão) e Pantheon (que estabelece padrões para a reutilização de elementos de betão).

No segundo dia, realizou-se a apresentação e visita do projeto Føniks (cujo objetivo é atingir quase 100% de reutilização de materiais na construção de novos edifícios) e uma sessão onde empresas e start-ups, tanto norueguesas como portuguesas, tiveram a oportunidade de partilhar as suas inovações no setor imobiliário e da construção sustentável.

A participação da PERFISA® nesta missão reforçou o compromisso da empresa em contribuir para um futuro mais sustentável. De facto, o aço, material predominante nas suas soluções, contribui ativamente para a economia circular. A reutilização contínua deste material reduz a necessidade de extração de novas matérias-primas e minimiza o desperdício.

A missão a Bergen demonstrou que a inovação sustentável é um pilar fundamental para o futuro da construção e lançou as  bases para um protocolo de cooperação entre o Cluster Habitat Sustentável e o Proptech Innovation que permitirá manter a ligação entre as entidades associadas aos Clusters e o fomento de projetos futuros.