Plano de Prevenção de Riscos de Corrupção e de Infrações Conexas
Elaboração e Coordenação
Equipa responsável pelo Plano Normativo (Administração, Assessoria Jurídica Interna e Externa e Departamento Financeiro).
VERSÃO | DATA | AUTOR | DETALHES |
01 | 16-01-2025 | Equipa responsável pelo Plano Normativo | Criação do Documento |
INTRODUÇÃO
O Plano de Prevenção de Riscos de Corrupção e de Infrações Conexas (PPR) da PERFISA, é um documento estruturante que reflete o compromisso da empresa com a promoção da integridade, ética e transparência na sua gestão.
O mesmo está elaborado em conformidade com o disposto no Regime Geral da Prevenção da Corrupção (RGPC) aprovado pelo Decreto-Lei nº 109-E/2021, de 9 de dezembro e, foi desenvolvido de acordo com as orientações metodológicas de elaboração, adoção e dinamização do PPR, do MENAC constantes do Guia nº1/2023, sobre Instrumentos do Regime Geral da Prevenção da Corrupção.
O presente Plano de Prevenção de Riscos de Corrupção de Infrações Conexas, abrange toda a organização e atividade da PERFISA, incluindo a Administração, departamentos e áreas operacionais e contém:
- Nota introdutória de enquadramento do PPR
- Indicação da Missão, Visão e Valores da PERFISA
- A estrutura orgânica da PERFISA
- A metodologia utilizada para o levantamento da análise de riscos e das correspondentes medidas de prevenção.
- As matrizes de risco
- A identificação das atividades da empresa com risco de prática de atos de corrupção e infrações
- A probabilidade de ocorrência e o impacto previsível de cada situação, de forma a permitir a graduação dos riscos.
- Medidas preventivas e corretivas que permitam reduzir a probabilidade de ocorrência e o impacto dos riscos identificados.
Em seguida, identifica-se que o responsável geral pela execução, controlo e revisão do PPR, será o responsável pelo cumprimento normativo, com o apoio dos restantes membros do Conselho de Administração, responsáveis de cada área e da generalidade dos trabalhadores, que cumprirão os valores e regras atinentes à prevenção da Corrupção e Infrações Conexas.
Por último, cabe para efeitos do RGPC e, consequentemente, do presente PPR, ter em consideração os riscos relacionados com crimes de corrupção e infrações conexas, designadamente os seguintes:
- Crimes de Corrupção Ativa e Passiva – Previstos nos Artigos 373º e 374º do Código Penal
- Crime de Tráfico de Influência, ativos e passivo, para emissão de decisão licita ou ilícita – Previsto no Artigo 335º do Código Penal
- Crimes de Branqueamento – Previstos no Artigo 368º A do Código Penal
- Crimes de Prevaricação – Previstos no Artigo 369º do Código Penal
- Crimes de Recebimento e Oferta Indevidos de Vantagem – Previstos no Artigo 372º do Código Penal
- Crimes de Peculato, Peculato de Uso e Peculato por erro de outrem – Previstos nos Artigos 375º e 376º do Código Penal
- Crimes de Participação Económica em negócio – Previstos no Artigo 377º do Código Penal
- Crimes de Concussão – Previstos no Artigo 379º do Código Penal
- Crimes de Abuso do Poder – Previsto no Artigo 382º do Código Penal
- Crimes de Fraude na Obtenção ou Desvio de Subsídio, Subvenção ou Crédito – Previsto no Artigo 36º do Decreto-Lei nº 28/84)
- Crimes de Suborno – Previsto no Artigo 363º do Código Penal
Uma reputação leva anos a construir, mas apenas segundos a arruinar.
A reputação da PERFISA é da responsabilidade de cada um de nós.
MISSÃO, VISÃO E VALORES
O que guia a nossa conduta
A PERFISA é uma empresa com uma identidade bem definida, tendo presente o propósito da sua atuação, as suas aspirações enquanto empresa e as convicções e princípios sob os quais opera diariamente. A Qualidade da sua atividade advém da integridade, proatividade e profissionalismo dos seus colaboradores. São estas pessoas que trabalham diariamente para exceder expectativas e merecer a confiança dos parceiros da empresa, mas também o respeito da concorrência e da sociedade que as rodeiam. Este compromisso está refletido nos seguintes pilares:
ORGANOGRAMA
Como estamos organizados
Do ponto de vista organizacional e para um correto exercício da sua atividade, a empresa apresenta-se estruturada em cinco áreas funcionais, constituídas por diversos pelouros:
INSTRUMENTOS DE GESTÃO
Quais os nossos instrumentos
Para prossecução dos seus fins, a PERFISA, desenvolve a sua atividade com base nos seguintes instrumentos de gestão:
- Balanço social
- Código de Conduta de Prevenção e Combate ao Assédio no Trabalho
- Código de Conduta de Prevenção da Corrupção
- Mapa de Pessoal
- Orçamento
- Plano de Atividades
- Plano de Prevenção de Riscos de Corrupção e Infrações Conexas
- Prestação de Contas
- Relatório de atividades
- Plano de Cumprimento Normativo
IDENTIFICAÇÃO E AVALIAÇÃO DOS RISCOS
Metodologia para apreciação do risco de corrupção e infrações conexas
Pode definir-se risco como o evento, situação ou circunstância futura com probabilidade de ocorrência e potencial consequência positiva ou negativa na consecução dos objetivos de uma unidade organizacional (CFR. Tribunal de Contas). Entende-se por gestão de risco, o processo através do qual as organizações analisam metodicamente os riscos inerentes às suas atividades, com o objetivo de atingirem uma vantagem sustentada em cada atividade individual e no seu conjunto. Apreciação do risco de corrupção e de infrações conexas é um processo global de identificação, análise e avaliação do risco.
Identificação do risco
O objetivo desta etapa é o de gerar uma lista abrangente dos riscos de corrupção e infrações conexas, através do qual a PERFISA identifica as fontes de risco, áreas de impacto, eventos, respetivas causas e potenciais consequências.
Análise do risco
A análise do rico fornece uma entrada para a avaliação do risco e sobre as medidas para o tratamento do mesmo, implicando considerar as causas e fontes de risco, os seus impactos e a probabilidade desses impactos ocorrerem.
O risco é analisado, determinando os impactos e as suas probabilidades e outros atributos do risco, onde os controlos existentes e a sua eficiência e eficácia, também são tidos em consideração.
Medidas gerais de prevenção do risco
As medidas gerais de prevenção do risco compreendem:
- Código de Conduta de Prevenção e Combate ao Assédio no
- Código de Conduta de Prevenção da Corrupção.
- O Plano de Prevenção de Riscos de Corrupção e Infrações Conexas
- O controlo hierárquico dos departamentos;
- A exigência de informação periódica e rigorosa por parte do Conselho de Administração;
- A aquisição de bens e serviços, de acordo com a legislação em vigor;
- A definição de descrição de funções para todas as categorias;
- A divulgação interna do Plano de Gestão de Riscos de Corrupção e Infrações
- Formação.
Medidas específicas de prevenção do risco
Os mapas a seguir apresentados, traduzem o plano de prevenção por estrutura orgânica da empresa PERFISA, identificando para cada área de risco as medidas adotadas ou a adotar
Medidas preventivas e corretivas adicionais
Tendo em conta a análise do risco existente da PERFISA concetualizaram-se conjuntos de medidas preventivas e corretivas gerais a adotar, nos seguintes termos:
- Ampla divulgação do Plano de Cumprimento
- Realização anual de ações de formação, com reforço da importância do cumprimento dos modelos de autorização hierárquica e segregação de funções e importância do cumprimento de dever de
- Monitorização do Plano de Cumprimento
- Avaliação Periódica do Plano de Cumprimento
- Elaboração do Relatório anual de implementação do Programa de Cumprimento
- Reforço do envolvimento de hierarquia, nomeadamente quando haja atribuição de direitos a
- Privilégio na utilização de meio escrito nos contactos com entidades
- Elaboração de atas de reuniões.
- Reforço e adequação específica aos riscos identificados;
- Revisão extraordinária do Plano de Cumprimento Normativo, se tal se
Caracterização do risco
Probabilidade de ocorrência
1 – Improvável | 2 – Remoto | 3 – Possível | 4 – Provável | 5 – Muito Provável |
1 – Não se espera a ocorrência | 2 – Baixa probabilidade de ocorrência num ano | 3 – Pode ocorrer nos próximos 12 meses | 4 – Pode ocorrer nos próximos 6 meses | 5 – Pode ocorrer várias vezes num ano |
Impacto esperado da ocorrência
1 – Improvável | 2 – Remoto | 3 – Possível | 4 – Provável | 5 – Muito Provável | |
Reputacional | Nenhuma ou limitada exposição adversa dos meios de comunicação social | Comunicação negativa em blogs ou redes sociais, com menor impacto na confiança dos clientes ou na moral dos colaboradores | Meios de comunicação locais adversos com impacto significativo na confiança dos clientes, moral dos colaboradores ou fornecedores chave | Escândalo na imprensa nacional com grande impacto na confiança dos clientes, na moral dos colaboradores, nos principais fornecedores ou instituições financeiras | Escândalo na imprensa internacional com grande impacto na confiança dos clientes, na moral dos colaboradores, nos principais fornecedores, instituições financeiras ou investidores (locais e estrangeiros) |
Regulamentar ou legal | Nenhuma ou limitada ação regulamentar ou legal | Ações regulamentares ou legais menores, que podem resultar em penalizações ou multas < 5% resultado líquido | Ações regulamentares ou legais menores, que podem resultar em penalizações ou multas < 10% resultado líquido | Ações regulamentares ou legais menores, que podem resultar em penalizações ou multas < 15% resultado líquido | Ações regulamentares ou legais menores, que podem resultar em penalizações ou multas >= 5% resultado líquido |
Operacional | Suspensão temporária dos trabalhos (menos de 2 semanas) | Suspensão dos convites de clientes para participar nos concursos públicos | Suspensão permanente de obras/perda de contrato | Inibição temporal da contratação com um cliente público ou privado | Proibição definitiva de contratação com um cliente Público ou Privado em mercado estratégico, exclusão por multilaterais |
Medidas específicas de prevenção do risco
O Tratamento do risco é realizado através da seleção de uma ou mais opções para modificar os riscos e a implementação dessas opções.
É ainda realizada a monitorização das medidas de tratamento do risco, por forma a garantir que as medidas permanecem eficazes.
Identificação e Análise de Riscos de Exposição a Atos de Corrupção e Infrações conexas
Área | Atividades Desenvolvidas | Riscos Associados | Nível de Risco | Mecanismos de Prevenção e/ou mitigação |
Assessoria Jurídica Interna e Externa | Elaboração de pareceres e informação | Favorecimento das entidades Visadas
Falta de isenção e imparcialidade |
Baixo | Sujeição a aprovação pelo Conselho de Administração
Consulta de elementos externos à Empresa Conhecimento prévio do parecer por parte de todos os elementos do departamento |
Acompanhar e participar na atividade regulamentar da Empresa | Favorecimento das entidades Visadas
Falta de isenção e imparcialidade |
Baixo | Envolvimento de todas as estruturas orgânicas da Empresa
Sujeição a aprovação pelo Conselho de Administração Sujeição à consulta de todos os colaboradores da Empresa através dos canais de comunicação interna da Empresa |
|
Análise e elaboração de contratos | Favorecimento das entidades Visadas.
Adulteração ou omissão de informação que condicione ou interfira de forma prejudicial a decisão da empresa em prol de benefício pessoal alheio à empresa |
Baixo | Sujeição a aprovação pelo Conselho de Administração | |
Processo de cobrança coerciva | Manipulação de informação para benefício próprio ou de terceiro
Apropriação de vantagem em benefício próprio. |
Baixo | Prestação regular de esclarecimentos à Administração
Envolvimento de pelo menos duas estruturas organizacionais no processo |
Identificação e Análise de Riscos de Exposição a Atos de Corrupção e Infrações conexas
Área | Atividades Desenvolvidas | Riscos Associados | Nível de Risco | Mecanismos de Prevenção e/ou mitigação |
Assessoria Jurídica Interna e Externa | Análise e elaboração de contratos | Favorecimento das entidades Visadas.
Adulteração ou omissão de informação que condicione ou interfira de forma prejudicial a decisão da empresa em prol de benefício pessoal alheio à empresa |
Baixo | Sujeição a aprovação pelo Conselho de Administração |
Processo de cobrança coerciva | Manipulação de informação para benefício próprio ou de terceiro
Apropriação de vantagem em benefício próprio. |
Baixo | Prestação regular de esclarecimentos à Administração
Envolvimento de pelo menos duas estruturas organizacionais no processo |
|
Contencioso | Recebimento de vantagens de modo a facilitar ganho a terceiro
Utilização de informação privilegiada para benefício próprio ou de terceiro |
Baixo | Prestação regular de esclarecimentos à Administração
Envolvimento de pelo menos duas estruturas organizacionais no processo |
|
Ação judicial e processos disciplinares em matéria laboral | Recebimento de vantagens de modo a facilitar ganho a terceiro
Utilização de informação privilegiada para benefício próprio ou de terceiro |
Baixo | Prestação regular de esclarecimentos à Administração
Envolvimento de pelo menos duas estruturas organizacionais no processo |
Identificação e Análise de Riscos de Exposição a Atos de Corrupção e Infrações conexas
Área | Atividades Desenvolvidas |
Riscos Associados | Nível de Risco | Mecanismos de Prevenção e/ou mitigação |
Departamento Administrativo | Serviço de Front Office | Falsificação de Documentos
Atendimento privilegiado / preferencial ilícito Receção intencional de documentos com elementos falsos ou inexatos |
Baixo | Rotatividade dos colaboradores
Supervisão direta do atendimento por parte da Administração Controlo dos documentos emitidos pelas diferentes estruturas da empresa |
Gestão de inventário do economato | Aquisição e Manipulação ou desvio de bens em inventário para proveito próprio ou para terceiros | Baixo | Rotatividade dos colaboradores
Código de Conduta. Aprovação dos gastos pela Administração. |
|
Gestão de Correspondência | Manipulação e/ou omissão de informação relevante para o bom funcionamento da Empresa
Violação da correspondência em troca de cedência de regalias e/ou benefícios Risco de acesso impróprio às informações pessoais/ quebra de sigilo |
Baixo | Código de conduta.
Deveres jurídicos resultantes do Código do Trabalho e do Regulamento Interno de Proteção de Dados. |
Identificação e Análise de Riscos de Exposição a Atos de Corrupção e Infrações conexas
Área | Atividades Desenvolvidas |
Riscos Associados | Nível de Risco | Mecanismos de Prevenção e/ou mitigação |
Departamento Administrativo | Emissão de faturas/notas de crédito, recibos, notas de pagamento | Emissão de faturas, recibos, notas de pagamento ou notas de crédito de forma indevida que vise o benefício próprio ou de terceiro
Benefício de terceiros prejudicando os interesses da empresa |
Baixo | Estabelecimento de regras de segregação de funções
Aprovação dos gastos pela Administração Pagamentos elaborados exclusivamente pela administração Sistema de validação interno Vários níveis de validação de informação e de autorização |
Lançamento de fornecedores no comercial | Manipulação e/ou omissão de informação relevante para o bom funcionamento da Empresa | Baixo | Sistema de validação interno pela administração |
Identificação e Análise de Riscos de Exposição a Atos de Corrupção e Infrações conexas
Área | Atividades Desenvolvidas | Riscos Associados | Nível de Risco | Mecanismos de Prevenção e/ou mitigação |
Contabilidade | Processamento de todas as remunerações devidas aos trabalhadores bem como todas as alterações resultantes da Lei ou indicação da administração | Processamento de pagamentos indevidos | Baixo | Pagamentos elaborados exclusivamente pela Administração |
Supervisionar atividades da área contabilística e fiscal, nomeadamente no que respeita aos lançamentos contabilísticos, conferência de faturas e cumprimento de obrigações fiscais | Manipulação e/ou omissão de informação que condicione a representação da situação financeira da Empresa
Manipulação de dados em benefício próprio, da Empresa ou de terceiro |
Baixo | Apresentação de toda a documentação à Administração para aprovação e verificação | |
Implementação e gestão e arquivo dos documentos respeitantes à contabilidade/financeiro | Manipulação e/ou omissão de informação que condicione a representação da situação financeira da Empresa | Baixo | Envolvimento de pelo menos duas estruturas organizacionais superiores no processo |
Identificação e Análise de Riscos de Exposição a Atos de Corrupção e Infrações conexas
Área | Atividades Desenvolvidas |
Riscos Associados | Nível de Risco | Mecanismos de Prevenção e/ou mitigação |
Departamento
Financeiro |
Orçamento | Adulteração e/ou omissão de informação que condicione a representação, de forma verídica e transparente, da situação financeira da Empresa
Aceitação ilícita de benefícios e/ou favorecimentos em troca de cedência de vantagens e/ou benefícios imerecidos |
Médio | Pagamentos elaborados exclusivamente pela Administração
Apresentação dos Planos à administração |
Controlo Orçamental |
Adulteração e/ou omissão de informação que condicione a representação, de forma verídica e transparente, da situação financeira da Empresa | Médio | Apresentação de toda a documentação à Administração para aprovação e verificação
Apresentação dos Planos à administração |
|
Gestão de Tesouraria e Controlo de Caixa | Desvio de dinheiros e valores
Abuso de confiança Desvio de Fundos |
Médio | Pagamentos elaborados exclusivamente pela Administração Financeira.
Apresentação dos Planos à administração; Controlos mensais apresentados à Administração |
Identificação e Análise de Riscos de Exposição a Atos de Corrupção e Infrações conexas
Área | Atividades
Desenvolvidas |
Riscos Associados | Nível de Risco | Mecanismos de Prevenção
e/ou mitigação |
Recursos Humanos | Assegurar as responsabilidades a nível do processamento salarial, regras contratuais, gestão de cadastro dos trabalhadores, seguros, pensões, pré-reformas, ação social | Processamento de pagamentos indevidos | Baixo | Pagamentos elaborados exclusivamente pela Administração |
Obrigações legais e informação para as diversas entidades externas | Manipulação e/ou omissão de informação que condicione a representação da situação financeira da Empresa
Manipulação de dados em benefício próprio, da Empresa ou de terceiro |
Baixo | Apresentação de toda a documentação à Administração para aprovação e verificação | |
Medicina e segurança no trabalho, gestão de relações laborais | Manipulação e/ou omissão de informação que condicione a situação da Empresa e/ou dos trabalhadores
Manipulação de dados em benefício próprio, da Empresa ou de terceiro |
Baixo | Apresentação dos documentos à administração, sujeitos à aprovação pela mesma. |
Identificação e Análise de Riscos de Exposição a Atos de Corrupção e Infrações conexas
Área | Atividades
Desenvolvidas |
Riscos Associados | Nível de Risco | Mecanismos de Prevenção
e/ou mitigação |
Comercial | Angariação de Clientes | Subornos indiretos ocultos, convites para um evento social ou seminário
Pagamento ou benefício para obter um benefício em favor da Empresa Aceitação ilícita de benefícios e/ou favorecimentos em troca de cedência de vantagens e/ou benefícios imerecidos |
Médio | Envolvimento de pelo menos duas estruturas organizacionais superiores no processo |
Comunicação com os clientes relativamente a problemas detetados no pós-vendas | Manipulação e/ou omissão de informação que condicione a atuação da Empresa | Médio | Envolvimento de pelo menos duas estruturas organizacionais no processo, sendo a aprovação última da Administração | |
Gestão de reclamações | Manipulação e/ou omissão de informação que condicione a atuação da Empresa | Baixo | Envolvimento de pelo menos duas estruturas organizacionais no processo, sendo a aprovação última da Administração |
Identificação e Análise de Riscos de Exposição a Atos de Corrupção e Infrações conexas
Área | Atividades
Desenvolvidas |
Riscos Associados | Nível de Risco | Mecanismos de Prevenção
e/ou mitigação |
Marketing | Marketing Empresarial | Manipulação e/ou omissão de informação que condicione a atuação da Empresa
Manipulação de dados em benefício próprio, da Empresa ou de terceiro |
Baixo | Apresentação de toda a documentação à Administração para aprovação e verificação |
Identificação e Análise de Riscos de Exposição a Atos de Corrupção e Infrações conexas
Área | Atividades
Desenvolvidas |
Riscos Associados | Nível de Risco | Mecanismos de Prevenção
e/ou mitigação |
Administração | Planeamento, direção e coordenação das atividades empresariais | Manipulação e/ou omissão de informação que condicione a atuação da Empresa
Aceitação ilícita de benefícios e/ou favorecimentos em troca de cedência de vantagens e/ou benefícios imerecidos |
Baixo | Reuniões periódicas do Conselho de Administração
Envolvimento de pelo menos duas estruturas organizacionais no processo |
Controlo de Gestão e Revisão de operações e resultados da empresa | Manipulação e/ou omissão de informação que condicione a atuação da Empresa
Manipulação de dados em benefício próprio, da Empresa ou de terceiro |
Baixo | Reuniões periódicas da Administração
Envolvimento de pelo menos duas estruturas organizacionais no processo |
|
Elaboração e Gestão de Orçamentos. Controlo de despesa.
Assegurar utilização eficiente dos recursos |
Manipulação e/ou omissão de informação que condicione a atuação da Empresa
Aceitação ilícita de benefícios e/ou favorecimentos em troca de cedência de vantagens e/ou benefícios imerecidos |
Baixo
Baixo |
Reuniões semanais do Conselho de Administração
Envolvimento de pelo menos duas estruturas organizacionais no processo |
Identificação e Análise de Riscos de Exposição a Atos de Corrupção e Infrações conexas
Área | Atividades
Desenvolvidas |
Riscos Associados | Nível de Risco | Mecanismos de Prevenção
e/ou mitigação |
Administração | Monitorização e avaliação do desempenho da empresa | Manipulação e/ou omissão de informação que condicione a atuação da Empresa; | Médio | Reuniões do Conselho de Administração.
Envolvimento de pelo menos três estruturas organizacionais no processo |
Representação interna e externa da empresa | Manipulação e/ou omissão de informação que condicione a atuação da Empresa
Aceitação ilícita de benefícios e/ou favorecimentos em troca de cedência de vantagens e/ou benefícios imerecidos |
Baixo | Reuniões do Conselho de Administração.
Aprovação da Administração |
|
Assegurar cumprimento da lei e regulamentos em vigor | Manipulação e/ou omissão de informação que condicione a atuação da Empresa | Baixo | Envolvimento de pelo menos três estruturas organizacionais no processo, nomeadamente da Assessoria Jurídica Interna e Externa da empresa |
Identificação e Análise de Riscos de Exposição a Atos de Corrupção e Infrações conexas
Área | Atividades
Desenvolvidas |
Riscos Associados | Nível de Risco | Mecanismos de Prevenção
e/ou mitigação |
Produção | Elaboração de planeamento de matéria-prima e produtos necessários para produção
Planeamento de equipamento e maquinaria a adquirir Descrição de requisitos e características e de quantidades necessárias à produção Cumprimento de prazos de produção |
Manipulação de dados em benefício próprio, da Empresa ou de terceiro
Risco de manipulação dos requisitos do equipamento e de quantidades de produtos e características para favorecer determinados fornecedores Falseamento de dados em benefício de terceiros |
Médio | Controlo por parte de várias estruturas organizacionais da empresa e da administração
Reuniões periódicas com as várias estruturas de controle de gestão e produção |
Identificação e Análise de Riscos de Exposição a Atos de Corrupção e Infrações conexas
Área | Atividades
Desenvolvidas |
Riscos Associados | Nível de Risco | Mecanismos de Prevenção
e/ou mitigação |
Qualidade, Segurança e Ambiente | Assegurar a Implementação, gestão e manutenção do Sistema de Gestão da Qualidade integrado (SGQ) | Manipulação de dados em benefício próprio, da Empresa ou de terceiro | Baixo | Realização periódica de Auditorias Internas |
Identificar situações que necessitam de ações preventivas ou de melhoria e acompanhamento da sua implementação | Manipulação de dados em benefício próprio, da Empresa ou de terceiro | Baixo | Reforço do controlo através de inspeções de segurança | |
Coordenar as atividades para a melhoria das condições de SGQ | Manipulação de dados em benefício próprio, da Empresa ou de terceiro | Baixo | Registo das anomalias e medidas de prevenção/ correção adotadas |
RESPONSÁVEIS
Responsável pelo Cumprimento Normativo e pela Execução, Controlo e Revisão do Plano de Prevenção de Riscos de Corrupção e Infrações Conexas (PPR)
É designado como responsável pela execução, controlo e revisão do PPR o Responsável pelo Cumprimento Normativo, tal qual definido. A aplicação da presente Política é acompanhada pelo Responsável pelo Cumprimento Normativo da PERFISA nos termos da deliberação que lhe atribui funções.
Incumbe ao Responsável pelo Cumprimento Normativo da PERFISA, em particular:
- Elaborar um relatório anual acerca do cumprimento do Programa de Cumprimento Normativo, que inclui, designadamente, o Código de Conduta, a presente Política, os Procedimentos aplicáveis ao tratamento de comunicações de irregularidades e à averiguação de irregularidades e o Plano de prevenção de riscos de corrupção e infrações conexas;
- Esclarecer dúvidas relacionadas com o referido Programa de Cumprimento Normativo e a sua interpretação e aplicação;
- Certificar-se que as medidas adotadas são prontamente divulgadas junto de todas as suas unidades de negócios, sucursais ou filiais, independentemente da sua localização geográfica;
- Desempenhar o papel de interlocutor das autoridades judiciárias, policiais e de supervisão e fiscalização, designadamente dando cumprimento ao dever de comunicação e assegurando o exercício das demais obrigações de comunicação e colaboração e
- Desempenhar as demais funções de responsável pelo cumprimento normativo, nos termos do Decreto-Lei n.º 109- E/2021, de 9 de dezembro. Para efeitos de exercício das suas atribuições e competências, o Responsável pelo Cumprimento Normativo poderá decidir incumbir outro órgão ou colaborador da empresa de uma determinada tarefa, missão ou encargo, sem prejuízo do dever de acompanhamento e supervisão que sobre o mesmo
O Responsável pelo Cumprimento Normativo é nomeado pelo Conselho de Administração. O exercício de funções pelo Responsável pelo Cumprimento Normativo da PERFISA, é prejudicado pela existência de uma situação de conflito de interesses, devendo, nesses casos, as funções ser exercidas por membro da Administração, até à sua substituição.
O Responsável pelo Cumprimento Normativo poderá ser contactado para esclarecer dúvidas relacionadas com a
presente Política e a sua interpretação e aplicação através do endereço de e-mail: rcn@perfisa.pt.
Cabe ao Responsável pelo Cumprimento Normativo propor a revisão periódica da presente Política, em particular em atenção a alterações que possam ter ocorrido na legislação e regulamentação aplicáveis, sem prejuízo da intervenção dos órgãos sociais competentes para a sua aprovação.
Canal interno de Comunicação de Irregularidades
O objetivo do presente Programa de Cumprimento Normativo, não consiste apenas em cumprir a lei, regras e regulamentos aplicáveis ao nosso negócio e mercados onde atuamos, mas também um trabalho contínuo na manutenção de padrões elevados éticos e de conduta empresarial.
O Canal de Comunicação de Irregularidades representa o meio exclusivo e confidencial, disponibilizado pela PERFISA, para a comunicação segura e sigilosa de irregularidades ou práticas observadas não conformes com uma atuação íntegra, ética e transparente, traduzida no nosso Código de Conduta e suportada pelas nossas normas internas e legislação vigente nos países onde estamos presentes.
É garantida a total confidencialidade sobre a informação fornecida, a qual é recebida e analisada única e exclusivamente por uma equipa independente ligada diretamente ao órgão de fiscalização da empresa.
A comunicação ou denúncia poderá ser efetuada de uma das seguintes formas:
- através do preenchimento de formulário, do envio de e-mail para: denuncias@perfisa.pt;
- Via carta para o endereço para “Gestor do Canal de Denuncias – Zona Industrial de Carvalhais, 3660 – 070 Carvalhais, São Pedro do Sul
- Através de linha telefónica para o número: +351 967 129 973;
- Verbalmente por meio de reunião presencial, só nos casos em que for perdida pelo
- Controlo
O presente PPR está sujeito ao controlo, efetuado nos seguintes termos:
- Elaboração no mês de outubro, de relatório de avaliação intercalar nas situações identificadas de risco elevado;
- Elaboração, no mês de abril do ano seguinte a que respeite a execução, de relatório de avaliação anual, contendo nomeadamente a quantificação do grau de implementação das medidas preventivas e corretivas identificadas, bem como a previsão da sua plena implementação.
Este PPR será revisto a cada dois anos ou sempre que se opere uma alteração nas atribuições ou na estrutura orgânica ou societária da empresa, que o justifique.
Juntamente com os relatórios anteriormente referidos, o presente PPR é publicado no website da empresa www.perfisa.pt. E divulgado a todos os colaboradores da empresa através de ações de formação especificas, nos termos do previsto nas Recomendações do MENAC.